Na terça-feira (28), o auditório do Bioparque Pantanal recebeu um workshop voltado para a bioeconomia, onde pesquisadores apresentaram soluções inovadoras para indústrias sul-mato-grossenses. Os 11 projetos aprovados na Chamada Pública 01/2024 – Bioeconomia, do Governo do Estado, visam a utilização de recursos biológicos, renováveis e recicláveis, e estão alinhados à meta de tornar Mato Grosso do Sul Carbono Neutro até 2030. O evento contou com a participação de especialistas, empresários e representantes do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC) e do Senai.
O edital da Chamada Pública, que destina R$ 10 milhões para o desenvolvimento de projetos na área, foi lançado em agosto de 2024 pela Semadesc e Fundect, em parceria com o Senai. Ricardo Senna, secretário-executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação da Semadesc, enfatizou a importância do investimento em bioeconomia para um futuro sustentável e inovador. "Esses projetos têm o potencial de aliar crescimento econômico à preservação ambiental", afirmou.
O diretor-regional do Senai, Rodolpho Caesar Mangialardo, destacou a diversidade das iniciativas apresentadas, que abrangem desde geração de energia até tecnologia de alimentos. O coordenador nacional de bioindústria do MDIC, José Ricardo Ramos Sales, também elogiou os projetos, que incluem setores como mel, chocolates e biocosméticos. Além do workshop, estão programadas visitas técnicas a cidades como Três Lagoas e Ivinhema até quinta-feira (30) para explorar ainda mais iniciativas industriais na região.