Um projeto de Mato Grosso do Sul está entre os finalistas da quarta edição do Prêmio CONFAP de Boas Práticas em Fomento à Ciência, Tecnologia e Inovação. O projeto de popularização da ciência, vinculado ao LABPOP UEMS (Laboratório de Popularização da Ciência) e com o apoio da Fundect, foi selecionado como um dos três melhores do país na categoria "Desenvolvimento do Ecossistema de Ciência, Tecnologia e Inovação".
A iniciativa sul-mato-grossense competirá com o "Ciência na Mesa", da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), e "Apoio a Indicações Geográficas: unindo Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Regional", da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj).
A premiação ocorrerá em 3 de julho na sede da FAPESP, em São Paulo. A solenidade revelará o vencedor da categoria.
Para André Mazini, coordenador do projeto e jornalista, a finalização representa um reconhecimento significativo do trabalho inovador em popularização da ciência realizado em Mato Grosso do Sul. O projeto busca aproximar o conhecimento científico de diversos grupos sociais por meio de diferentes ações.
Estas ações incluem a produção de conteúdo audiovisual, como o recente documentário "Mulheres na Ciência", a realização de espetáculos teatrais, a capacitação de pesquisadores e jornalistas para divulgação científica, e a implementação de game shows científicos em escolas.
Mazini destaca a importância da iniciativa: "Mato Grosso do Sul tem compreendido que ampliar o acesso das pessoas ao conhecimento científico é uma política pública essencial. Isso impacta diretamente no acesso das pessoas a direitos, à saúde e na melhoria das condições de vida da população".
O Prêmio CONFAP, promovido pelo Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa, tem como objetivo reconhecer e estimular projetos de destaque na promoção da ciência, tecnologia e inovação em todo o Brasil.