A concessionária que assumir a gestão da BR-163 em Mato Grosso do Sul após o leilão marcado para maio terá várias responsabilidades em termos de manutenção e expansão da infraestrutura da rodovia, que abrange 848,8 km, além de investimentos de R$ 17,32 bilhões em obras e serviços ao longo de 21 anos em concessionaria.
O PER (Programa de Exploração de Rodovia) elaborado pela ANTT (Agência Nacional de Transporte Terrestre) estabelece que o sistema de atendimento ao usuário, conhecido como SAU e SAU-Net, devem ser implantados com investimentos em tecnologia para garantir que os usuários tenham acesso às informações em tempo real, incluindo relatos de ocorrências e roteiros GPS.
O SAU também deve ter um serviço chamado "SOS" disponível no aplicativo da concessionária, que permitirá ao usuário solicitar ajuda em caso de emergência, com geolocalização automática e interligação com o sistema de controle de eventos da Central de Controle e Operações.
Além disso, a concessionária terá a responsabilidade de instalar 51 medidores de velocidade e 477 câmeras de circuito interno de TV, além de realizar melhorias em infraestrutura, como a construção de 22 passarelas para pedestres com tela de proteção, iluminação e acessibilidade. A rodovia também contará com o sistema de controle de velocidade, sendo 51 itens fixos ou redutor eletrônico de velocidade.
O planejamento de obras inclui a duplicação de 203 km da rodovia, a construção de 147,77 km de faixas adicionais, 28,82 km de contornos, 22,99 km de vias marginais e a execução de seis correções de traçado e intersecções. A concessionária também terá a responsabilidade de realizar demolições de prédios e construir passagens de fauna e ciclovia.