A 13ª edição da campanha Fogo Zero, lançada em 6 de maio de 2025, apresentou dados preocupantes sobre os incêndios florestais em Mato Grosso do Sul. Sob o lema "Mais que uma campanha. Um propósito", a iniciativa, uma parceria entre a Reflore/MS, o Sistema Famasul, o Governo do Estado, o Corpo de Bombeiros Militar e o Ibama/MS, busca intensificar a prevenção e o combate a esses eventos. Os números de 2024 são alarmantes: 11.993 focos de calor e mais de dois milhões de hectares queimados. A campanha enfatiza a importância da prevenção para os produtores rurais, que sofrem perdas significativas com os incêndios. A meta é conscientizar a população sobre os impactos negativos do uso inadequado do fogo, promovendo um diálogo entre o campo e a cidade para reforçar o compromisso do agronegócio com a sustentabilidade.
O diretor-tesoureiro da Famasul, Frederico Stella, salientou a colaboração entre as instituições para fortalecer a prevenção por meio de capacitações, assistência técnica e ações educativas. O objetivo é minimizar os impactos ambientais e proteger vidas, a produção e os recursos naturais do estado. O presidente da Reflore/MS, Junior Ramires, destacou o compromisso da associação com a prevenção de incêndios florestais e a sensibilização da comunidade, especialmente em áreas com florestas plantadas. A Reflore/MS reforça seu compromisso com a proteção ambiental e a segurança das propriedades rurais, buscando um futuro mais sustentável.
Entre 2021 e 2024, o Senar/MS realizou 219 cursos de prevenção e combate a incêndios, formando 2.104 alunos. O curso de Sistema de Comando de Incidentes (SCI), oferecido desde 2018, já capacitou 173 profissionais. A Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Florestas Plantadas atende 107 propriedades rurais em 10 municípios, com 1.081 visitas técnicas em 2024, abrangendo 23% da área produtiva do setor no estado. O Sistema Famasul participa ativamente de ações educativas, como palestras, instalação de placas informativas e alertas via WhatsApp, desmistificando a ideia do produtor rural como principal causador dos incêndios.
O lançamento da campanha também deu início à Jornada Florestal Reflore, que ocorreu entre 6 e 9 de maio, oferecendo a estudantes da UFMS e UEMS a oportunidade de conhecer o setor florestal. Outras ações incluem atividades educativas em escolas e comunidades próximas a áreas de plantio e panfletagem em parceria com a Polícia Rodoviária Federal em pontos estratégicos das rodovias.