Em busca do fortalecimento da gestão pública e do desenvolvimento regional, o Governo de Mato Grosso do Sul promoveu, na terça-feira (13 de maio de 2025), em Coxim, o primeiro encontro regional do programa MS Ativo Municipalismo. O evento reuniu autoridades e equipes técnicas de 11 municípios do norte do estado para capacitação, troca de experiências e apresentação do ciclo 2025 do programa.
A cidade de Coxim foi selecionada para sediar o lançamento de uma série de encontros regionais que percorrerão nove regiões estratégicas de Mato Grosso do Sul entre 13 de maio e 18 de junho. Realizado na Assembleia de Deus Nova Aliança, o evento ocorreu das 8h às 17h e contou com a presença de aproximadamente 200 participantes, incluindo prefeitos, secretários e técnicos de Alcinópolis, Camapuã, Chapadão do Sul, Costa Rica, Coxim, Figueirão, Paraíso das Águas, Pedro Gomes, Rio Verde de Mato Grosso, São Gabriel do Oeste e Sonora.
A programação incluiu oficinas práticas, painéis e debates sobre o Plano Plurianual (PPA) Municipal, o Contrato de Gestão Municipal, e o sistema de indicadores estratégicos para otimizar a administração pública. O evento serviu como plataforma para troca de experiências entre os municípios, com foco em soluções conjuntas para os desafios regionais.
Thaner Castro Nogueira, secretário-executivo de Gestão Estratégica e Municipalismo, destacou o objetivo do encontro: sensibilizar e engajar os gestores na adoção de práticas de gestão modernas e personalizadas. Ele enfatizou a apresentação do ciclo 2025 do programa MS Ativo Municipalismo como um marco na cooperação entre Estado e municípios. As inscrições para o evento foram realizadas por meio do site da Secretaria de Governo: www.cursos.ms.gov.br.
Após Coxim, os encontros regionais seguiram por Três Lagoas (16/05), Campo Grande (26/05), Naviraí (04/06), Nova Andradina (05/06), Corumbá (10/06), Jardim (12/06), Iguatemi (17/06) e Dourados (18/06), alinhados ao Plano Plurianual 2026-2029, reforçando o compromisso do Governo do Estado com o fortalecimento do municipalismo e o desenvolvimento sustentável de Mato Grosso do Sul.