Turismo em Mato Grosso do Sul registra crescimento expressivo no primeiro trimestre
Dados da Fecomércio-SP apontam aumento de 11,7% no faturamento, superando a média nacional.
O Governo de Mato Grosso do Sul comemorou o crescimento de 11,7% no faturamento do setor turístico do estado durante o primeiro trimestre de 2025. Este resultado posicionou Mato Grosso do Sul entre os seis estados brasileiros com maior desenvolvimento no setor. De acordo com informações oficiais, os dados foram divulgados pela Fecomércio-SP com base em informações do IBGE. No mesmo período, o faturamento nacional totalizou R$ 55,4 bilhões, representando um aumento de 5,8% em relação ao mesmo período do ano anterior e superando o recorde histórico de 2024, quando o setor movimentou R$ 52,5 bilhões.
Esse desempenho expressivo, com Mato Grosso do Sul apresentando índices acima da média nacional, destaca o potencial turístico do estado. A combinação de atrativos naturais consolidados, como o Pantanal e a região de Bonito/Serra da Bodoquena, com eventos regionais contribui para a dinamização da economia local. O diretor-presidente da Fundtur (Fundação de Turismo), Bruno Wendling, ressaltou o sucesso das estratégias de promoção e apoio à comercialização adotadas nos últimos anos, como fatores cruciais para este resultado, especialmente considerando o foco em turismo segmentado (aventura e pesca esportiva), sem a dependência de praias ou eventos massivos como o Carnaval.
A alta no faturamento indica o fortalecimento do turismo em todas as suas vertentes – ecoturismo, lazer e cultura. A gestão Riedel atribui o sucesso, mesmo diante da alta nacional nos preços de passagens e hospedagens, à procura por alternativas acessíveis e de qualidade oferecidas em Mato Grosso do Sul. O transporte aéreo de passageiros (alta de 8,7% em março) e o setor de alojamento (alta de 20,2% em março) foram fundamentais para este desempenho positivo. O crescimento também foi observado em setores correlacionados, como alimentação fora do lar, agências de turismo e atividades culturais e esportivas, gerando oportunidades para pequenos negócios e trabalhadores locais. O resultado demonstra a crescente descentralização do turismo nacional, impactando positivamente o desenvolvimento regional, a geração de empregos e a economia do estado.