Pacto pela Inovação em Maracaju: município se consolida como polo tecnológico
Iniciativa reúne setores público e privado para impulsionar inovação no agronegócio e em pequenos negócios locais durante a Showtec 2025.
Em um movimento estratégico para fortalecer a inovação em Maracaju, Mato Grosso do Sul, foi assinado na última terça-feira (20), durante a Showtec 2025, o Pacto pela Inovação. A iniciativa, que integra o Ecossistema de Inovação Plantar, uniu forças de instituições públicas e privadas com o objetivo de transformar o município em referência na área, especialmente no agronegócio e em micro e pequenos negócios.
A cerimônia de assinatura contou com a presença de importantes autoridades, incluindo o governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, e conselheiros do Sebrae/MS, como o secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Jaime Verruck, e o diretor-presidente da Fundect, Márcio de Araujo Pereira. O prefeito de Maracaju, Marcos Calderan, também participou do evento.
Jaime Verruck, titular da Semadesc, enfatizou a parceria do Governo do Estado com o Sebrae no desenvolvimento de ecossistemas de inovação. Ele destacou a importância da assinatura do pacto durante a Showtec, evento que reúne as principais tecnologias do agronegócio, como uma oportunidade de fortalecer a inovação e impulsionar os setores produtivos de Maracaju.
Para Marcus Faria, gerente da Regional Sul do Sebrae/MS, o pacto representa um compromisso institucional em prol do desenvolvimento econômico local. Ele acredita que a inovação, ao fortalecer os negócios locais e atrair os jovens, pode gerar um impacto significativo no agronegócio, estimulando a adoção de novas tecnologias pelos produtores rurais.
Vanessa Bordin, coordenadora do Ecossistema Plantar, ressaltou a importância da colaboração entre diferentes setores, incluindo o poder público, o setor produtivo, universidades e instituições de apoio ao empreendedorismo, para estabelecer Maracaju como polo de inovação. A iniciativa prevê ações que irão desde o fomento da cultura da inovação nas escolas até a construção de políticas públicas que impulsionem projetos de desenvolvimento no município.
A iniciativa visa integrar ações e tecnologias inovadoras no agronegócio e em negócios locais. Gabrielle Terra Souza Netto, responsável pela gestão de pessoas e projetos do Grupo Água Tirada e integrante do Ecossistema, reforçou a importância da inovação para a longevidade das empresas, tanto para enfrentar os desafios atuais quanto para construir soluções para o futuro.
O pacto prevê a criação de grupos de trabalho para promover o empreendedorismo local, desenvolver habilidades e talentos, atualizar o marco legal, implementar estratégias de comunicação e monitorar os resultados. O Ecossistema Plantar, lançado em 2023 durante a Showtec, conta com o apoio do Sebrae e da Prefeitura Municipal de Maracaju, resultando de um trabalho iniciado em 2021 com o programa Cidade Empreendedora.
Além da assinatura do pacto, a programação da Showtec incluiu um talk-show sobre inovação, reunindo representantes do ecossistema local para discutir desafios e oportunidades. O prefeito Calderan expressou confiança em um futuro promissor para Maracaju, destacando a importância do ecossistema na articulação de instituições e empresas e a inovação como ferramenta para otimizar tempo, melhorar serviços e transformar a forma de trabalhar. Profissionais do setor produtivo também participaram do debate, compartilhando experiências e perspectivas sobre a aplicação de tecnologia no agronegócio.
Para mais informações sobre o Sebrae e suas iniciativas, acesse ms.sebrae.com.br ou ligue para 0800 570 0800.