Economia

Investimento de Meio Bilhão de Reais Destinado à Agricultura Familiar em Mato Grosso do Sul

Comissão discute acesso ao Pronaf e novas agroindústrias para mais de 30 mil famílias.

13 MAI 2025 • POR Da redação • 15h00
Reunião da Comissão de Desenvolvimento Agrário, Assuntos Indígenas e Quilombolas, na Assembleia Legislativa de MS. - Kamila Alcântara

Em reunião realizada na segunda-feira (12), a Comissão de Desenvolvimento Agrário, Assuntos Indígenas e Quilombolas da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (MS) traçou os próximos passos para impulsionar a agricultura familiar no Estado.  Representantes de órgãos públicos se reuniram para avaliar os recursos disponíveis e as necessidades do setor, focando no acesso a crédito, novas agroindústrias e titulação de terras.

A superintendente do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) em MS, Marina Nunes, destacou o desafio de garantir que mais de 30 mil famílias assentadas acessem as políticas públicas, principalmente o crédito rural com juros acessíveis, condição essencial para o desenvolvimento de projetos e a autossustentação.  Ela enfatizou a importância da consolidação dos assentamentos da reforma agrária.

A Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) terá um papel central nesse processo.  Com a contratação de 123 novos servidores, a agência ampliará sua capacidade de atendimento e destinará R$ 500 milhões em crédito rural, visando a aplicação integral desses recursos no Estado.

Uma das estratégias-chave é a criação de agroindústrias locais, que agregarão valor à produção e aumentarão as oportunidades de comercialização. O deputado estadual José Orcírio Miranda dos Santos, o Zeca do PT, presidente da Comissão, explicou que estão sendo levantados os recursos disponíveis e as necessidades para o lançamento de agroindústrias em áreas prioritárias como mandioca, frutas, leite, mel e panificação.

A reunião também abordou avanços na titulação de terras, contratos de concessão de uso e a emissão da Carteira da Agricultura Familiar (CAF), documento fundamental para o acesso ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).  Representantes do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e da Secretaria Executiva de Agricultura Familiar, Povos Originários e Comunidades Tradicionais (Seaf) também participaram do encontro.