Mato Grosso do Sul: Quinto Estado com Menor Desigualdade de Renda no Brasil
Programa Mais Social como Fator-chave na Redução da Desigualdade
O estado de Mato Grosso do Sul alcançou um significativo avanço na redução da desigualdade social. Conforme dados recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados em 08 de maio de 2025, Mato Grosso do Sul registrou o quinto menor índice de desigualdade de renda do Brasil em 2024, com um Índice de Gini de 0,455. Esse resultado representa a melhor marca desde 2016, contrastando positivamente com a média nacional de 0,506.
O Índice de Gini, que varia de 0 a 1, sendo 0 a representação de perfeita igualdade, demonstra o sucesso do estado no combate à disparidade de renda. Este progresso é atribuído, em grande parte, ao Programa Mais Social, iniciativa do governo estadual com foco na segurança alimentar e inclusão social. O programa, além do auxílio financeiro de R$ 450,00 mensais para aquisição de alimentos, gás, produtos de higiene e limpeza (excluindo bebidas alcoólicas e produtos de tabaco), integra diversas políticas públicas estaduais. Ele visa também a qualificação profissional, acesso à educação, geração de renda e oportunidades de emprego, promovendo a dignidade e autonomia das famílias beneficiadas.
A moradora do bairro Dom Antônio Barbosa, em Campo Grande, Ana Cláudia Reis da Paixão Mourão, exemplifica o impacto do programa. Sem renda e na fila de espera do INSS, ela recebeu o cartão do Mais Social após visita da equipe do programa, destacando a agilidade e atenção recebidas. Desde 17 de março, mais de 2.100 visitas domiciliares foram realizadas em todos os 79 municípios sul-mato-grossenses, por meio de uma estratégia de busca ativa para cadastrar famílias em situação de extrema pobreza. Este trabalho de mapeamento realizado em conjunto pelas Secretarias de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos (Sead) e Executiva de Gestão Estratégica e Municipalismo (Segem/Segov) garante eficiência e confiabilidade do processo.
Com o Mais Social, Mato Grosso do Sul demonstra seu compromisso com o bem-estar da população mais vulnerável, consolidando sua posição entre os estados com melhor desempenho social no Brasil e avançando no combate à pobreza extrema.