Mato Grosso do Sul: Secretário Jaime Verruck Celebra Boom Econômico Sem Precedentes
Crescimento do PIB, pleno emprego e investimentos impulsionam o desenvolvimento estadual, segundo o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento.
O secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso do Sul, Jaime Verruck, anunciou que o estado atravessa o melhor momento de sua história econômica. Em declaração durante um evento de capacitação do Programa Cidades Empreendedoras, promovido pelo Sebrae/MS em parceria com o Governo do Estado, Verruck destacou o crescimento do PIB acima da média nacional, o pleno emprego e a robusta capacidade de investimento público como indicadores dessa fase próspera.
Verruck apontou a projeção de crescimento do PIB em 4,8% para 2025, superior ao dobro da média nacional, como um reflexo dos grandes empreendimentos industriais, principalmente no setor de celulose. Ele também enfatizou a capacidade de investimento do estado, atingindo 15,3% da receita corrente líquida, com um total de R$ 4 bilhões em infraestrutura financiados com recursos próprios, além de R$ 2,3 bilhões em investimentos contratados junto ao BNDES e BID.
Para Verruck, é essencial que esse crescimento econômico se estenda aos municípios. O Programa Cidades Empreendedoras surge como ferramenta estratégica para esse objetivo. "O Programa MS Ativo, nosso plano macro, fornece as informações necessárias para que os gestores municipais construam seus planos de desenvolvimento", explicou o secretário. Em 2024, o programa já apoiou 36 municípios, resultando, segundo dados da Receita Federal compilados pelo Sebrae/MS, na abertura de 26.432 novas empresas entre janeiro de 2023 e abril de 2024 — um aumento médio de 8% em relação ao período anterior. Para 2025, novas oportunidades foram abertas para a adesão de outros municípios.
Verruck aconselhou os consultores do programa a auxiliar os prefeitos na otimização das estruturas públicas e na priorização de ações estratégicas, sugerindo a adoção do sistema de governança por contratos de gestão, modelo já aplicado com sucesso no governo estadual. "Cada secretário estabelece metas e prazos com o governador; isso também pode ser replicado nas gestões municipais", afirmou. O secretário também mencionou a importância da tecnologia no desenvolvimento, exemplificando com a digitalização da Junta Comercial, agora utilizando inteligência artificial para a análise de processos, o que reduziu o tempo de abertura de empresas de semanas para minutos.
"A missão dos consultores é guiar os municípios rumo ao melhor caminho. O estado está presente, e o papel de vocês é fundamental para transformar este projeto em ações que promovam o desenvolvimento adequado", concluiu Verruck. A capacitação em Campo Grande, primeira etapa do Programa Cidades Empreendedoras, durará dois dias e meio, contando com a presença do superintendente do Sebrae/MS, Cláudio Mendonça, e da diretora técnica, Sandra Amarilha.