Startups de Mato Grosso do Sul Conquistam Mercado Internacional no Web Summit Rio 2025
Missão técnica do Sebrae/MS impulsiona empreendedores sul-mato-grossenses no cenário global de inovação.
Empreendedores de Mato Grosso do Sul marcaram presença no Web Summit Rio 2025, um dos mais importantes eventos globais de tecnologia e inovação. A participação foi viabilizada por meio de uma missão técnica organizada pelo Sebrae/MS, em parceria com a Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado). A comitiva, composta por representantes de 20 startups do Laboratório de Inovação Aberta e Prototipagem do Sebrae/MS – Living Lab, buscou ampliar conexões, adquirir conhecimento e ganhar visibilidade internacionalmente.
Para Márcio de Araújo Pereira, diretor-presidente da Fundect, o evento não apenas apresentou as últimas tendências em tecnologia, como também destacou o potencial inovador de Mato Grosso do Sul. Ele ressaltou o crescente número de startups no estado e o esforço conjunto do Governo, por meio da Fundect, e do Sebrae para impulsionar e apoiar essas empresas, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico e tecnológico da região.
A edição carioca do Web Summit, realizada entre 28 e 30 de abril, atraiu mais de 34 mil participantes de 100 países, incluindo cerca de mil startups e 300 palestrantes internacionais. O evento, criado em Dublin em 2009, consolidou-se como um fórum global para debates sobre inovação.
Leandra Costa, gerente do Living Lab do Sebrae/MS, enfatizou a importância estratégica do Web Summit para as startups sul-mato-grossenses, que tiveram a oportunidade de apresentar seus trabalhos e produtos. Três empresas do estado foram, inclusive, convidadas pela ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), demonstrando o potencial de Mato Grosso do Sul para a internacionalização.
Costa destacou ainda a rica troca de experiências, o networking e o acesso a potenciais investidores, essenciais para o desenvolvimento e crescimento dos negócios locais. Os insights e feedbacks obtidos durante o evento foram considerados inestimáveis para o amadurecimento e ampliação de perspectivas das startups participantes no mercado global.
A diversidade de soluções apresentadas pelas startups sul-mato-grossenses chamou a atenção, abrangendo áreas como tecnologia aplicada à arte e cultura, e iniciativas sustentáveis. Marcelo Siqueira, fundador da ArtQub, startup de marketing, e Ivani Grance, fundadora da República das Arteiras, startup de moda com impacto social, compartilharam seus depoimentos positivos sobre a experiência e a visibilidade obtida.
Eduardo Feitosa, da Econect (plataforma de licitações), e Reynardt Miguel Peralta, da Bemarke (soluções digitais para o setor gastronômico), também destacaram o impacto positivo do evento em seus negócios, com ganho de clientes, leads e novas oportunidades de parceria.
A avaliação da missão foi extremamente positiva, com notas entre 8 e 10 atribuídas pelos participantes quanto ao alcance dos objetivos, sendo 52,6% atribuindo a nota máxima. A contribuição do Sebrae/MS também recebeu alta aprovação, com 84,2% dos participantes dando nota 10 à instituição.
Caio Areco Roa, analista-técnico do Sebrae/MS, concluiu que o Web Summit possibilitou a validação de soluções em um cenário internacional, gerando negócios, conexões valiosas e vendas diretas, além de abrir novos caminhos para o aprimoramento das entregas e funcionalidades oferecidas pelas startups. Mais informações sobre o Sebrae/MS estão disponíveis no telefone 0800 570 0800 ou no site ms.sebrae.com.br.