Tecnologia

Parceria fortalece formação de professores em tecnologia educacional em Nova Andradina

Cooperação entre CIT/NTM, UEMS e prefeitura qualifica docentes na utilização de tecnologias em sala de aula.

5 MAI 2025 • POR Da redação • 17h00

Uma parceria entre o Centro de Idiomas e Tecnologias (CIT), o Núcleo de Tecnologias Educacionais Municipais (NTM) e a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) está impulsionando a capacitação de professores em Nova Andradina.  Iniciada em fevereiro de 2025, a iniciativa foca na formação continuada de professores multiplicadores das escolas municipais, utilizando as tecnologias disponíveis nas salas de informática. 

 

A primeira etapa do projeto envolveu o curso "Tecnologia em transformação: os princípios fundamentais dos computadores digitais", ministrado pelo professor Eduardo Machado Real. O objetivo era solidificar a base teórica e prática dos docentes sobre os fundamentos da computação, integrando melhor as tecnologias ao ensino. 

 

Posteriormente, representantes do CIT/NTM e da UEMS se reuniram para planejar as próximas etapas.  Participaram o gerente da unidade UEMS em Nova Andradina, Sonner Arfux Figueiredo; os professores Eduardo Machado Real, Olibário J. Machado Neto e Kátia Guerchi Gonzales; e as coordenadoras municipais Paula Renata e Karina Bastos.  O encontro serviu para identificar as principais necessidades dos professores e definir ações formativas futuras. 

 

Recentemente, foi realizada a oficina "Explorando a Robótica Educacional: experimentação e descoberta com o Lego Mindstorms EV3", também ministrada pelo professor Eduardo Machado Real.  A oficina abordou a robótica educacional de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), focando em pensamento computacional, mundo digital e cultura digital.  A parte prática incluiu atividades com kits Lego, permitindo que os professores testassem sensores e estratégias para uso em sala de aula.

 

"Este projeto estreita a ligação entre a academia e a sala de aula", destacou Paula Renata, coordenadora do CIT/NTM.  Segundo ela, a formação contínua é fundamental para que os professores estejam preparados para os desafios da educação moderna e utilizem a tecnologia de forma eficiente no processo de ensino-aprendizagem.  A expectativa é que essa parceria entre o CIT/NTM e a UEMS eleve significativamente a qualidade do ensino nas escolas municipais, integrando efetivamente as tecnologias digitais ao processo de aprendizagem.