MS Realiza a Primeira Conferência de Afroturismo em Março de 2025
O evento busca valorizar a cultura e a história negra e contará com a presença de especialistas e representantes de comunidades quilombolas.
No dia 28 de março de 2025, Campo Grande será sede da 1ª Conferência de Afroturismo de Mato Grosso do Sul, um evento que reunirá especialistas, representantes do governo, o trade turístico, estudantes e comunidades quilombolas, a partir das 8h30 no auditório do Sebrae MS. Promovido pela Fundação de Turismo de MS e Sebrae MS, com o apoio da Subsecretaria de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial e consultoria da plataforma Guia Negro, a conferência terá como foco a discussão do afroturismo, um segmento que valoriza a rica cultura e história da população negra no Brasil, impulsionado nas estratégias de promoção do país pela Embratur.
Com 53% da população de Mato Grosso do Sul composta por pessoas negras, o estado possui um grande potencial para o desenvolvimento do afroturismo, como destaca Bruno Wendling, presidente da Fundação de Turismo de MS. O Sebrae/MS reconhece a relevância desse segmento para o empreendedorismo local, enfatizando como o afroturismo gera renda, desenvolvimento econômico e inclusão social, beneficiando comunidades quilombolas e promovendo práticas de turismo sustentável. Guilherme Soares Dias, fundador do Guia Negro, reforça a importância da conferência na promoção de iniciativas que posicionem o estado no mercado de afroturismo, valorizando as cidades e comunidades com grande potencial turístico.
A 1ª Conferência de Afroturismo de Mato Grosso do Sul é uma oportunidade ímpar para fortalecer este segmento no estado e ampliar os debates sobre a valorização da cultura negra como um diferencial no turismo local. As inscrições podem ser realizadas pelo link disponibilizado e mais informações podem ser obtidas através dos contatos das entidades organizadoras.