Pesquisas

HRMS Adota Nova Metodologia para Avaliação de Satisfação dos Usuários

Iniciativa visa aprimorar a qualidade dos serviços hospitalares com base nos resultados do Programa CQH e já registra 86,4% de satisfação entre pacientes.

26 FEV 2025 • POR Da redação • 11h00

O Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS) implementou uma nova metodologia para avaliar a satisfação de seus usuários, adotando a abordagem do Programa CQH (Compromisso com a Qualidade Hospitalar). O primeiro mês sob os novos critérios resultou em um índice de satisfação de 86,4%, com 398 dos 573 pacientes entrevistados em janeiro atribuindo notas 9 e 10 ao atendimento. “Estamos dentro da zona de qualidade conforme os parâmetros do NPS (Net Promoter Score), que mede a taxa de recomendação.

Essa adesão visa aprimorar a qualidade hospitalar através da percepção dos pacientes”, afirma Roberta Higa, diretora de Ensino, Pesquisa e Qualidade Institucional do HRMS. Serviços como nutrição (99%), fisioterapia (98%), atendimento médico (96%) e enfermagem (95%) foram os mais bem avaliados. Marielle Alves Corrêa Esgalha, diretora-presidente da Fundação de Serviços de Saúde de Mato Grosso do Sul (Funsau), enfatizou que a iniciativa traz um avanço significativo à gestão hospitalar e permite um olhar mais criterioso para os processos internos, promovendo eficiência e qualidade na assistência. O Programa CQH é uma iniciativa voluntária da Associação Paulista de Medicina (APM), destinada a fomentar a melhoria contínua na qualidade hospitalar.