Sustentabilidade

Cúpula da Rota Bioceânica em Campo Grande Fortalece Integração e Sustentabilidade Regional

Integração regional e desenvolvimento sustentável são os principais focos da cúpula que reuniu representantes do Brasil, Paraguai, Argentina e Chile.

21 FEV 2025 • POR Da redação • 15h00

Na manhã de ontem (20), governadores e autoridades dos oito territórios subnacionais que compõem a Rota Bioceânica assinaram a Carta de Campo Grande, reforçando seu compromisso com a integração regional e o desenvolvimento sustentável para melhorar a qualidade de vida de seus habitantes. O evento, que ocorreu ao longo de dois dias, incluiu a discussão de diretrizes para o funcionamento do fórum e os avanços do Plano Mestre de Integração e Desenvolvimento da Rota Bioceânica, supervisionado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

O secretário da Semadesc, Jaime Verruck, destacou a maturidade e a governança demonstradas pelos municípios na preparação para o funcionamento da Rota, elogiando a compreensão dos prefeitos sobre o impacto que a iniciativa terá nas cidades. "Esse é o ponto de grande trabalho, a percepção agora dos nossos 24 prefeitos que sabem que o impacto da Rota será nas cidades", afirmou. Entre os temas abordados na carta estão a criação de uma imagem corporativa e site do Fórum, a secretaria técnica sob a coordenação do BID e a presidência pro tempore 2025 da 7ª edição, que ocorrerá em Jujuy, Argentina, em novembro.

O documento contou com a assinatura dos governadores Ricardo Díaz Cortés (Antofagasta), Carlos Alberto Sadir (Jujuy), Julio San Millán (Salta), Harold Bergen (Boquerón), Bernardo Antonio Zátare Ruda (Presidente Hayes), José Miguel Carvajal Gallardo (Tarapacá) e Eduardo Riedel (Mato Grosso do Sul). O Seminário Internacional da Rota Bioceânica e o 6º Foro de los Gobiernos Subnacionales del Corredor Bioceânico contemplou cerca de 1.400 participantes de 22 países das Américas, Europa, África e Oceania. O evento foi promovido pelo Governo de Mato Grosso do Sul, com apoio da Semadesc, da Fiems, Sebrae, Águas Guariroba e Energisa.