Tecnologia

IFMS Dobrá Bolsa para Mestrados em 2025, Ampliando Acesso à Pós-Graduação

Anúncio feito na primeira Reunião de Gestão Sistêmica do ano destaca investimento de R$ 500 mil na formação de estudantes.

4 FEV 2025 • POR Da redação • 17h00

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) irá dobrar a quantidade de bolsas destinadas aos cursos de mestrado em 2025, passando de 25 para 50. A informação foi revelada por Márcio de Araújo Pereira, diretor-presidente da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect), durante a primeira Reunião de Gestão Sistêmica do IFMS, realizada na última segunda-feira (3) em Campo Grande.

O investimento de R$ 500 mil a mais por ano visa fortalecer a formação em ciência, tecnologia e inovação, e deve trazer maior qualidade às ações institucionais e ao governo do estado. A reitora do IFMS, Elaine Cassiano, celebrou a decisão, destacando que a ampliação das bolsas permitirá que mais estudantes acessem e permaneçam nos programas de pós-graduação, contribuindo para a formação de recursos humanos e para o avanço científico em áreas críticas.

O edital para as novas bolsas será publicado após a atualização do Acordo de Cooperação Técnica com a Fundect. Além da expansão das bolsas, a reunião também trouxe a novidade de uma capacitação em letramento em Inteligência Artificial (IA) para participantes do Programa de Iniciação Científica e Tecnológica do Estado, com o objetivo de integrar mais tecnologia ao processo educativo.

A reunião, que se estende até o dia 4 de janeiro, abordou temas como o desenvolvimento institucional, atualizações sobre planejamento anual e recursos, além de iniciativas para preparar estudantes para o ingresso nos Institutos Federais. As Reuniões de Gestão Sistêmica do IFMS ocorrem mensalmente, prometendo focar em ações estratégicas para o crescimento da instituição.