Interior

Expansão Portuária na Região Sul: Quase 40M de toneladas movimentadas no primeiro quadrimestre

Números recordes impulsionados por investimentos e eficiência logística, cerca de 40M de toneladas movimentadas no primeiro quadrimestre de 2025

26 junho 2025 - 16h00Por Da redação

Os portos da região Sul registraram um recorde histórico no primeiro quadrimestre de 2025, movimentando 39,9 milhões de toneladas de carga. Esse volume representa um crescimento expressivo de 7,35% em comparação ao mesmo período de 2024, quando foram movimentadas 37,2 milhões de toneladas.  A marca consolida a tendência de crescimento contínuo do setor, que acumula mais de 324 milhões de toneladas movimentadas na região nos últimos 11 anos.

Situada no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, a região Sul desempenha papel estratégico na economia e na logística brasileiras.  Os portos regionais são essenciais para o escoamento da produção agrícola e industrial, além de atuarem como importantes pontos de entrada para mercadorias importadas.

De acordo com o secretário Nacional de Portos, Alex Ávila, o crescimento resulta de investimentos estratégicos, gestão eficiente e da capacidade da região Sul em atender prontamente às demandas do comércio exterior. O secretário destacou o objetivo de ampliar a competitividade dos portos e assegurar a continuidade dessa expansão de forma sustentável.

Paranaguá liderou o ranking de movimentação, com 20,7 milhões de toneladas entre janeiro e abril, mais do que o dobro do segundo colocado.  O porto paranaense se destaca como um dos principais corredores logísticos do país, com atuação significativa na exportação de grãos, movimentação de contêineres e importação de fertilizantes, sendo referência no escoamento de produtos como soja e farelo de soja.

Em seguida, aparecem os portos de Rio Grande (RS), com 9,1 milhões de toneladas; São Francisco do Sul (SC), com 5,7 milhões; Imbituba (SC), com 2,4 milhões; e Itajaí (SC), com 1,4 milhão, completando a lista dos maiores portos da região nesse período.

A força dos portos do Sul está intrinsecamente ligada ao agronegócio e à movimentação diversificada de cargas, impulsionando as economias local e nacional. No primeiro quadrimestre, os contêineres lideraram a movimentação, com 9,6 milhões de toneladas, um aumento considerável de 23,04%. A soja ocupou a segunda posição, com 8,8 milhões de toneladas, refletindo o bom desempenho do agronegócio. Adubos (5,4 milhões), resíduos da extração de óleo de soja (2,4 milhões) e milho (2,2 milhões) também se destacaram.

Outro setor em ascensão foi a carga geral, que totalizou 4,5 milhões de toneladas, um crescimento de 22,78% em relação ao ano anterior.  Este resultado demonstra o dinamismo e a diversificação da matriz logística nacional.

Para manter o ritmo de crescimento da logística portuária, o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) anunciou o segundo bloco de leilões portuários para 2025, com previsão de R$ 1,03 bilhão em investimentos. O certame, previsto para julho, após aprovação dos estudos e publicação do edital pela Antaq, abrange quatro terminais, incluindo o POA26, situado na Poligonal do Porto Organizado de Porto Alegre (RS).