Prefeituras de Mato Grosso do Sul têm a oportunidade de recuperar recursos federais não utilizados entre 2019 e 2022. Um levantamento detalhado, realizado pelo Escritório de Relações Institucionais e Políticas no Distrito Federal (ERIPDF), identificou valores significativos em emendas parlamentares e recursos de ministérios, abrangendo setores como saúde, infraestrutura, segurança, esporte e cultura. As planilhas com os valores disponíveis para cada um dos 79 municípios foram entregues às prefeituras na segunda-feira (19).
Segundo Waldenir Moka, secretário-executivo do ERIPDF, a recuperação desses recursos foi possível graças à inclusão de uma rubrica específica no orçamento da União para 2025, destinada ao pagamento de restos a pagar considerados perdidos. O valor total disponibilizado pelo Governo Federal é de aproximadamente R$ 4 bilhões. A assessora especial do escritório, Cecília Vale, destacou a surpresa positiva de muitos gestores municipais com a descoberta desses recursos, enfatizando a importância da adesão das prefeituras ao processo de recuperação.
Eduardo Rocha, secretário da Casa Civil de Mato Grosso do Sul, ressaltou que a iniciativa do ERIPDF está alinhada à política municipalista do governador Eduardo Riedel. O escritório em Brasília atua não apenas nas demandas estaduais, mas também em prol dos municípios sul-mato-grossenses.
Para auxiliar as prefeituras, o Governo do Estado e a bancada federal oferecerão suporte técnico e logístico para agilizar e simplificar os trâmites burocráticos necessários para a solicitação e recebimento desses recursos. O objetivo é garantir que os municípios recebam o apoio necessário para recuperar os valores a que têm direito.