O governo de Mato Grosso do Sul realizará nesta quinta-feira, 8 de maio, às 14h (horário de Brasília), o leilão para a concessão da Rota da Celulose. O evento, que ocorrerá na sede da B3, em São Paulo, envolve a concessão de 870,3 quilômetros de rodovias estaduais (MS-040, MS-338 e MS-395) e federais (BR-262 e BR-267) por um período de 30 anos.
Serão investidos cerca de R$ 10 bilhões em recuperação, operação, manutenção e ampliação dessas vias. A região contemplada é estratégica para o setor florestal, que concentra quase R$ 80 bilhões em investimentos, com quatro fábricas de celulose, duas delas já em operação.
Quatro grupos apresentaram propostas no dia 5 de maio, demonstrando grande interesse no projeto. O governador Eduardo Riedel destacou a importância da unificação de trechos estaduais e federais em um único lote, o que, segundo ele, tornou o processo mais ágil e competitivo. Análises de mercado indicam que o projeto se mantém atrativo para investidores, mesmo com a previsão de descontos tarifários, devido à sua flexibilidade e potencial de retorno.
Para o governo estadual, a concessão acelerará os investimentos e impulsionará o desenvolvimento da infraestrutura regional. A secretária de Parcerias Estratégicas, Eliane Detoni, ressaltou que o equilíbrio entre a qualidade dos serviços e a atratividade econômica foram fatores decisivos para atrair a atenção de grandes grupos. Ela também destacou que a acirrada concorrência no leilão deve resultar em tarifas mais acessíveis aos usuários, beneficiando a população e o setor logístico de Mato Grosso do Sul.
O leilão será transmitido ao vivo pela TV B3 (https://tvb3.com.br/).