A Cooperativa Agrícola Sul-Mato-Grossense (Copasul) iniciou em abril as obras de terraplanagem para sua nova unidade industrial de processamento de soja, um investimento de R$ 1,013 bilhão. Localizada na BR-163, entre Naviraí e Juti, a unidade, com área de 115 hectares, será construída ao lado da atual fecularia da cooperativa.
Em maio, cerca de 210 trabalhadores se dedicavam à preparação do terreno para a instalação da subestação elétrica, estruturas de armazenamento (como o graneleiro) e acessos internos. A previsão é concluir essa etapa até o final do mês, dependendo das condições climáticas. Em seguida, começará a execução das fundações das edificações industriais.
Este é o maior empreendimento da história da Copasul, dedicado exclusivamente ao processamento de soja. Recentemente, a cooperativa finalizou outro grande projeto de R$ 400 milhões para ampliação da capacidade de armazenagem de grãos, com destaque para o complexo de silos Serra de Maracaju, já em operação. Esses investimentos visam atender ao aumento da produção recorde de soja no estado.
A nova unidade industrial permitirá à Copasul expandir sua atuação na cadeia produtiva da soja, agregando valor à produção regional por meio da fabricação de farelo e óleo vegetal. Esses produtos têm grande potencial para exportação e mercado interno, principalmente na nutrição animal.
Jaime Verruck, secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), comemorou o início da construção, destacando a relevância estratégica do empreendimento para a política de transformação produtiva de Mato Grosso do Sul. Ele enfatizou a importância da soja como principal produto agrícola do estado e a necessidade de agregar valor à matéria-prima.
Verruck também ressaltou o papel do cooperativismo no desenvolvimento regional, considerando o projeto estratégico por ser liderado pela maior cooperativa do Estado. O secretário destacou o fortalecimento do encadeamento produtivo, sobretudo na suinocultura e avicultura, e o apoio a iniciativas como essa por meio do PROCOOP e da política estadual de industrialização.
A nova planta industrial consolida Naviraí como polo agroindustrial e reforça o protagonismo da Copasul, que atua há mais de 45 anos no desenvolvimento sustentável da agricultura familiar e empresarial no sul do Mato Grosso do Sul.